Vive em campos e cerrados. Além das cores, destaca-se por seu hábito de pousar em galhos expostos, cercas e fios. Ocupa os ambientes abertos, desde campos, praias de rio com arbustos, até cerrado e bordas de vegetação florestal. Não penetra em áreas com adensamento de vegetação. Utiliza ambientes criados pelas mãos humanas, sendo notável em jardins e parques urbanos. Ainda pode ser observado na periferia de cidades.
Reproduz-se na primavera ao retornar da migração. O ninho tem forma de tigela chata e é revestido por raízes e musgos, e no interior contém painas e lãs. Coloca de 4 a 5 ovos. No período reprodutivo, o macho adquire coloração vermelha da plumagem, e após a reprodução ele adquire penas marrons, características do descanso sexual. No período reprodutivo, o macho voa adquirindo aspecto de uma borboleta e nessa ocasião canta bastante.Encontrado no sudeste da Bolívia, Paraguai e do sudeste do Brasil até a Argentina e Uruguai.
Local do registro: Fazenda BUTZKE AGRÍCOLA E FLORESTAL, localidade de São Jacó em Passo Manso, Taió, SC - Brasil. Referências: Wiki Aves - A Enciclopédia das Aves do Brasil - disponível em:<https://www.wikiaves.com.br/wiki/principe> . Acesso em: 16 out. 2021.