Taraxacum officinale (Dente-de-leão)







Taraxacum officinale é uma espécie de planta pertencente à família Asteraceae.
É a espécie mais disseminada de dente-de-leão. O dente-de-leão é o nome geral de espécies de Taraxacum, entre elas a mais difundida é T. officinale.

Folhosa perene de porte baixo, ela produz folhas serrilhadas e flores amarelas. Na Europa, foi alimento importante na Idade Média. Hoje, todavia, muitas vezes é considerada planta invasora de lavouras, pastagens, gramados e jardins. Por outro lado, por sua rusticidade, pode ser manejada em hortas caseiras para o consumo como hortaliça. No Brasil, é pouco utilizada na alimentação, sendo mais empregada como planta medicinal. Entretanto, é valorizada como hortaliça pela agricultura alternativa.

Uso culinário: de sabor amargo característico, as folhas mais novas são utilizadas em saladas, e as mais velhas, refogadas. Empregam-se também no preparo de croquetes, sopas, farofas e sucos mistos. O dente-de-leão desidratado é, ainda, utilizado no preparo de chás. As flores e raízes, um pouco amargas, são também comestíveis

Local do registro: Fazenda BUTZKE AGRÍCOLA E FLORESTAL, localidade de São Jacó em Passo Manso, Taió, SC - Brasil.

Referências:

TARAXACUM OFFICINALE. In: WIKIPÉDIA, a enciclopédia livre. Flórida: Wikimedia Foundation, 2018. Disponível em: <https://pt.wikipedia.org/w/index.php?title=Taraxacum_officinale&oldid=53212650>. Acesso em: 16 jan. 2019.

CPT - Disponível em: <https://www.cpt.com.br/artigos/medicina-natural-dente-de-leao-taraxacum-officinale>. Acesso em: 16 jan. 2019.