Epidendrum denticulatum é uma espécie de orquídea da família Orchidaceae.
Espécie muito comum no Brasil, é encontrada nas matas secas e tropicais da Serra do Mar no Brasil, desde o Rio Grande do Sul, estendendo-se por todos os estados do litoral até Pernambuco, e também nas florestas abertas de Minas Gerais em altitudes entre 500 e 1400 metros.
Apresenta tanto hábito epífita como terrestre, sendo mais comumente encontrado vivendo entre arbustos baixos à beira das estradas, clareiras nas matas e topos das colinas, ocasionalmente formando grandes touceiras que podem medir mais de 5 metros quadrados e apresentar flores de diversas cores.
O Epidendrum denticulatum foi descrito por João Barbosa Rodrigues em 1881, a partir de uma planta de flores róseas com calosidades brancas e amarelas, encontrada florescendo no mês de março sobre uma árvore nas matas próximas a Joinville, em Santa Catarina. O nome é uma referência ao labelo de margem serrilhada, como se fossem pequenos dentes.
É planta pouco exigente e de fácil cultivo em mistura de material orgânico e arenoso, bem drenado, tanto em grandes vasos como em canteiros sob sol pleno. Tolera temperaturas entre 2 e 40°C.
Local do registro: Fazenda BUTZKE AGRÍCOLA E FLORESTAL, localidade de São Jacó em Passo Manso, Taió, SC - Brasil.
Referências:
EPIDENDRUM DENTICULATUM. In: WIKIPÉDIA, a enciclopédia livre. Flórida: Wikimedia Foundation, 2015. Disponível em: <https://pt.wikipedia.org/w/index.php?title=Epidendrum_denticulatum&oldid=43383415>. Acesso em: 29 jan. 2018.