Habita a mata. Têm preferência por locais altos da floresta, e sempre que possível, retiram os pinhões ainda da pinha. Muitas vezes ocorre que no momento em que a gralha bica a pinha para retirar o pinhão, a mesma se desprende e acaba caindo no solo.
As gralhas dificilmente descem até o chão para apanhar os pinhões, porém, quando já estão se alimentando de um pinhão e o mesmo cai no solo, elas descem para buscá-lo. Esse fato é possível, graças a excelente visão que elas possuem, onde miram o alvo e chegam com precisão até ele.
Vive em bandos de 10 a 20 indivíduos fora da época reprodutiva, quando desfaz-se o bando e formam-se casais. O ninho é feito em árvores altas e espinhentas, composto por fortes varas porém ralos, podendo os ovos cair através delas. Pões de 6 a 7 ovos grandes, azul-celeste ornados de desenhos brancos.
Alimenta-se de insetos, frutos e as vezes ovos de outras aves. É muito perseguida por granjeiros por roubar os ovos de dentro dos galinheiros.
Ocorre na Argentina, Uruguai,Paraguai e Bolívia, no Brasil em Mato Grosso, São Paulo, Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Minas Gerais.
Local do registro: Fazenda BUTZKE AGRÍCOLA E FLORESTAL, localidade de São Jacó em Passo Manso, Taió, SC - Brasil.
Referência:
Wiki Aves - A Enciclopédia das Aves do Brasil - disponível em: <http://www.wikiaves.com.br/gralha-picaca>. Acesso em: 06 jul. 2016.