Vira-bosta - Molothrus bonariensis (Gmelin, 1789)

Vira-bosta jovem
Filhote de vira-bosta
O vira-bosta (Molothrus bonariensis) é uma ave passeriforme da família Icteridae.

Os machos de tais animais possuem uma coloração aparentemente preta, mas quando expostos ao sol, brilham em um tom azul-violeta, enquanto as fêmeas são mais pardacentas e menos reluzentes. Seu voo é digno e seu canto é lindo. Conseguem se comunicar com sua família e retribuir carinho através de gritos.

O vira-bosta é conhecido pelo habito de colocar seus ovos no ninho de outras aves, para que as mesmas possam chocá-los, criá-los e alimentá-los como filhotes. Por isso acabou virando sinônimo de aproveitador.

São diversas as espécies parasitadas por essa ave, mas a mais comum de se ver alimentando um filhote de vira-bosta, é o tico tico (Zonotrichia capensis), que é uma ave comum em meio as cidades. Registros de Tiê Sangue (Ramphocelus bresilius), Tiê preto, cardeal (Paroaria coronata) dentre tantos outros também já foram feitos.

Local do registro: Fazenda BUTZKE AGRÍCOLA E FLORESTAL, localidade de São Jacó em Passo Manso, Taió, SC - Brasil. 

Referências:

CHUPIM. In: WIKIPÉDIA, a enciclopédia livre. Flórida: Wikimedia Foundation, 2015. Disponível em: <https://pt.wikipedia.org/w/index.php?title=Chupim&oldid=42983595>. Acesso em: 28 fev. 2016.