Gavião-carijó - Rupornis magnirostris (Gmelin, 1788)

Gavião-carijó adulto
 Gavião-carijó jovem
O gavião-carijó (Rupornis magnirostris) é uma ave de rapina Accipitriforme da família Accipitridae.

Também é conhecido pelos nomes de anajé, gavião-indaié, gavião-pinhel, gavião-pega-pinto, inajé, gavião-pinhé, indaié, pega-pinto e papa-pinto.

Encontrado em diferentes ambientes, ocorrendo do México à Argentina e em todo o Brasil. É a espécie predominante no Brasil. É o terror dos galinheiros.

Alimenta-se geralmente de insetos e aranhas, além de pequenos vertebrados. No Brasil é a espécie de gavião mais abundante.

O gavião-carijó vive em casais que constroem ninhos com cerca de meio metro de diâmetro no topo de árvores. A postura de em média 2 ovos é depositada sobre um revestimento de folhas secas e incubada pela fêmea. Durante este período de cerca de um mês, a fêmea é alimentada pelo macho.

Local do registro: Fazenda BUTZKE AGRÍCOLA E FLORESTAL, localidade de São Jacó em Passo Manso, Taió, SC - Brasil.

Referências:

Wiki Aves - A Enciclopédia das Aves do Brasil - disponível em: <http://www.wikiaves.com.br/gaviao-carijo>. Acesso em: 29 mai. 2015.

GAVIÃO-CARIJÓ. In: WIKIPÉDIA, a enciclopédia livre. Flórida: Wikimedia Foundation, 2014. Disponível em: <http://pt.wikipedia.org/w/index.php?title=Gavi%C3%A3o-carij%C3%B3&oldid=40131001>. Acesso em: 29 mai. 2015.