Consul fabius drurii (A. Butler, 1874)

Consul fabius drurii (vista ventral)
Consul fabius drurii (vista dorsal)
Consul fabius drurii é uma borboleta neotropical da família Nymphalidae.

Difere das outras três espécies de seu gênero (C. electra, C. excellens e C. panariste) por apresentar asas mais angulosas e de coloração característica em laranja, negro e amarelo; sendo a mais conhecida delas.

Apresenta prolongamentos, como caudas terminadas em clava, no final de cada asa posterior. Vista por baixo, a borboleta apresenta o padrão de coloração típico de folha seca.

Consul fabius ocorre em florestas primárias ou decíduas, em altitude que varia entre o nível do mar e cerca de 1.800 metros; sendo avistadas em trilhas ou próximas a margens de rios e de lagoas. Machos passam grande parte de seu tempo no dossel das florestas.

Durante a manhã, aquecem-se com suas asas semi-abertas sobre folhas em alturas entre 5 e 15 metros acima do solo; descendo para se alimentar de frutos em fermentação, excremento, urina ou umidade do solo; podendo ser avistada junto com outras borboletas.

Fêmeas descem das copas para oviposição, podendo, por vezes, ser avistadas em baixo de folhagens com suas asas fechadas. Periodicamente elas circulam, voltando para baixo da folhagem, em clareiras de luz, procurando os locais adequados para sua cria (plantas do gênero Piper - Piperaceae, como P. tuberculatum, P. auritum e P. umbellatum.

Local do registro: Fazenda BUTZKE AGRÍCOLA E FLORESTAL, localidade de São Jacó em Passo Manso, Taió, SC - Brasil. 

Referências:

CONSUL FABIUS. In: WIKIPÉDIA, a enciclopédia livre. Flórida: Wikimedia Foundation, 2015. Disponível em: <https://pt.wikipedia.org/w/index.php?title=Consul_fabius&oldid=44045250>. Acesso em: 9 jun. 2016.