Ocorre em uma grande variedade de habitats florestais, incluindo florestas caducifólias e matas úmidas, do nível do mar até 1.000 metros de altitude.
Macho e fêmea visitam frutos em fermentação, preferindo aqueles que ainda não caíram das árvores. Também são atraídas para fontes de sais minerais, particularmente urina no solo. Quando pousam, as asas ficam eretas sobre o corpo do animal.
Sua coloração é caracterizada por apresentar asas posteriores de coloração castanha e asas anteriores enegrecidas, com manchas características de coloração alaranjada em seu centro, vista por cima, e padronagem de folha seca em vista inferior.
Difere da outra espécie de seu gênero, Historis odius, maior e mais robusta, por apresentar seis manchas brancas na parte superior das asas anteriores e por apresentar um prolongamento filiforme em cada uma das asas posteriores.
Se distribui do México ao Brasil; habitando também as ilhas de Cuba, Jamaica e Ilha de São Domingos, com rara ocorrência no sul da Flórida.
Local do registro: Fazenda BUTZKE AGRÍCOLA E FLORESTAL, localidade de São Jacó em Passo Manso, Taió, SC - Brasil.
Referências:
HISTORIS ACHERONTA. In: WIKIPÉDIA, a enciclopédia livre. Flórida: Wikimedia Foundation, 2016. Disponível em: <https://pt.wikipedia.org/w/index.php?title=Historis_acheronta&oldid=44810557>. Acesso em: 9 mai. 2016.