Marpesia petreus (Cramer, 1776)

Marpesia petreus é uma borboleta neotropical da família Nymphalidae que se distribui do sul dos Estados Unidos até a Argentina.

Difere de outras espécies do seu gênero por apresentar asas mais estreitas, de coloração laranja; sendo fácil de se reconhecer em pouso devido a seus prolongamentos negros, como caudas, no final das asas posteriores, e às três listras negras paralelas, acompanhando as asas anteriores e posteriores do inseto.

Adrian Hoskins cita que, quando vista em voo, pode facilmente ser confundida com Dryas iulia que, muitas vezes, ocorre nos mesmos habitats. Vista por baixo, a borboleta apresenta o padrão de coloração típico de folha seca.

Marpesia petreus é uma espécie bem distribuída, podendo existir em florestas e áreas de vegetação menos densa (como parques de grandes cidades), em altitudes entre zero e 1.500 metros.

Machos são vistos individualmente ou em grupos de até meia dúzia de indivíduos, absorvendo umidade mineralizada de leitos de rios secos, bancos de areia ou em trilhas florestais. Como ocorre com outras espécies de Marpesia, tendem a voar de um lugar para outro, abanando as asas e ficando nervosas quando alguém se aproxima; mas, se as temperaturas estão aprazíveis, por vezes, se alimentam e se aquecem com as asas abertas. Fêmeas passam a maior parte de suas vidas no dossel e são pouco avistadas.

Ambos os sexos alimentam-se de néctar de flores de várias espécies (incluindo Lantana).

Planta Hospedeira: Anacardium (Anacardiaceae), Ficus e Morus (Moraceae) e Xanthoxylum (Rutaceae).

Local do registro: Fazenda BUTZKE AGRÍCOLA E FLORESTAL, localidade de São Jacó em Passo Manso, Taió, SC - Brasil.

Referências:

MARPESIA PETREUS. In: WIKIPÉDIA, a enciclopédia livre. Flórida: Wikimedia Foundation, 2015. Disponível em: <https://pt.wikipedia.org/w/index.php?title=Marpesia_petreus&oldid=42680105>. Acesso em: 26 out. 2015.