Coruja-da-igreja - Tyto furcata (Temminck, 1827)

 
A coruja-da-igreja é uma ave da família Tytonidae.

De hábitos noturnos, prefere presas vivas. Se perturbadas, balançam o corpo lateralmente. Se encurraladas, jogam-se de barriga para cima, enfrentando o perigo com as poderosas garras que lançam para frente. Voa durante o dia apenas quando afugentada de seu poleiro de descanso, que pode ser em folhas de palmeiras, bananeiras, galhos de outras árvores ou sob telhados em construções.

É uma grande caçadora de ratos, sejam silvestres, sejam espécies introduzidas de fora das Américas. Como todas as corujas, ingere o alimento inteiro. No estômago, há a separação dos pelos, ossos e outras partes não digeríveis, as quais formam pelotas, posteriormente regurgitadas em seu pouso tradicional. A análise dessas pelotas, indica o alimento ingerido pela espécie.

Põe de 4 a 7 ovos, que incubará durante uns 32 dias. Dentro de 50 dias os filhotes já estão aptos a voar. Normalmente, não se separam de seus pais até os 3 meses de vida. Mostram fidelidade aos locais de postura e o seu nome (coruja-de-igreja) se dá pelo habito de fazer os seus ninhos em edificações humanas incluindo as torres das igrejas e casas abandonadas, mas podem nidificar também em cavidades de árvores ou interior de cavernas.

Local do registro: Fazenda BUTZKE AGRÍCOLA E FLORESTAL, localidade de São Jacó em Passo Manso, Taió, SC - Brasil.

Referências: 

Wiki Aves - A Enciclopédia das Aves do Brasil - disponível em:https: <http://www.wikiaves.com.br/wiki/suindara>. Acesso em: 08 out. 2020.