Príncipe - Pyrocephalus rubinus (Boddaert, 1783)

 
O príncipe é uma ave da família Tyrannidae.

Vive em campos e cerrados. Além das cores, destaca-se por seu hábito de pousar em galhos expostos, cercas e fios. Ocupa os ambientes abertos, desde campos, praias de rio com arbustos, até cerrado e bordas de vegetação florestal. Não penetra em áreas com adensamento de vegetação. Utiliza ambientes criados pelas mãos humanas, sendo notável em jardins e parques urbanos. Ainda pode ser observado na periferia de cidades.

 Reproduz-se na primavera ao retornar da migração. O ninho tem forma de tigela chata e é revestido por raízes e musgos, e no interior contém painas e lãs. Coloca de 4 a 5 ovos. No período reprodutivo, o macho adquire coloração vermelha da plumagem, e após a reprodução ele adquire penas marrons, características do descanso sexual. No período reprodutivo, o macho voa adquirindo aspecto de uma borboleta e nessa ocasião canta bastante. 

Encontrado no sudeste da Bolívia, Paraguai e do sudeste do Brasil até a Argentina e Uruguai.

Local do registro: Fazenda BUTZKE AGRÍCOLA E FLORESTAL, localidade de São Jacó em Passo Manso, Taió, SC - Brasil. Referências: Wiki Aves - A Enciclopédia das Aves do Brasil - disponível em:<https://www.wikiaves.com.br/wiki/principe> . Acesso em: 16 out. 2021.

Local do registro: Fazenda BUTZKE AGRÍCOLA E FLORESTAL, localidade de São Jacó em Passo Manso, Taió, SC - Brasil. Referências: Wiki Aves - A Enciclopédia das Aves do Brasil - disponível em:https: . Acesso em: 08 out. 2020. 
Local do registro: Fazenda BUTZKE AGRÍCOLA E FLORESTAL, localidade de São Jacó em Passo Manso, Taió, SC - Brasil. Referências: Wiki Aves - A Enciclopédia das Aves do Brasil - disponível em:https: . Acesso em: 08 out. 2020. criar blog