Pyrgus orcus (Stoll, 1780)

É uma borboleta da família Hesperiidae, sub-família Pyrginae distribuída desde a América do Norte até a Argentina.

Muito comum em locais abertos e perturbados. Possui voo bem rápido.


Planta Hospedeira: Malva sp., Hibiscus sp., Sida sp. (Malvaceae)

Texto: Augusto Rosa - Bacharel em Ciências Biológicas - UNITAU

Local do registro: Fazenda BUTZKE AGRÍCOLA E FLORESTAL, localidade de São Jacó em Passo Manso, Taió, SC - Brasil.

Referências: 

Brown Jr., K.S. 1992. Borboletas da Serra do Japi: diversidade, hábitos, recursos alimentares e variação temporal. In: Morellato, L.P.C. (ed.) História natural da Serra do Japi. Editora da UNICAMP, FAPESP, Campinas. Pp. 142-186.

Canals, G. 2003. Mariposas de Misiones: 476 pp. L.O.L.A., Buenos Aires.

Warren, A. D., K. J. Davis, E. M. Stangeland, J. P. Pelham & N. V. Grishin. 2013.
Illustrated Lists of American Butterflies. Disponível em: < http://www.butterfliesofamerica.com/ > Acesso em: 29 de Abril de 2015.